Saúde Integral

Coopere,
floresça, universalize!

Quando cuidamos dos nossos sonhos, regamos com esperança, paciência, determinação e fé. O resultado é a alegria de vermos nascer frutos de qualidade e sensibilidade.

Com as Práticas Integrativas e Complementares na Odontologia pude sentir um caminho a trilhar, além da técnica, considerando ao máximo o ser humano.

Tenho comigo ainda presente parte do discurso como oradora da turma de graduação em Odontologia pela Universidade Tuiuti do Paraná em 1998.

“A idolatria da técnica deve ser tenazmente evitada. A sensibilidade e o respeito ao outro recebem a preferência.

Gratidão e alegria vibram em uníssono dentro de mim ao fazer da minha profissão uma oportunidade para criar o mundo que queremos estar, ver e ser, em querer oferecer o que desejamos receber!”

Regina S. Amarante Manzochi

ÓLEOS ESSENCIAIS

CIÊNCIA E ARTE NA PRÁTICA ODONTOLÓGICA

A MZ Aromas inspira-se na ciência e arte da Alquimia seja na seleção da matéria-prima de altíssima qualidade, seja na combinação bioquímica e biofísica dos seus produtos.

Quando descobrimos que podemos auxiliar o nosso bem-estar com o uso de produtos naturais, semelhantes a nossa essência, tudo fica mais harmônico e a vida com maior fluidez!

As substâncias aromáticas exercem ação sobre a mente e o corpo pela inalação, nos quatro níveis da atividade cerebral, são eles: beta, alfa, teta e delta.

O óleo essencial de alecrim induz a padrões predominantemente beta associados com o estado de vigília e atenção.

O óleo de rosa induz ao nível alfa o que indica um estado mental agradavelmente tranqüilo.

A ampla atuação dos óleos essenciais na fascinante estrutura do ser humano traz consigo um universo de possibilidades.

Os nossos sentidos e em especial o olfato, sentido mais primitivo, tem a propriedade de conectar o nosso interior com o exterior, atuar em nossos condicionamentos e até mesmo recondicionar as nossas células.

As vias de atuação dos óleos essenciais seja a bioquímica, amplamente divulgada e a biofísica, alicerçada na biologia quântica, abrem um campo de visão sobre a importância dos estudos relacionados à epigenética e a ação dos óleos essenciais na expressão gênica.

Recentes pesquisas mostram que nossas células utilizam-se dos biofótons para transportar as informações eletromagnéticas de uma para outra. Os biofótons podem fornecer uma ferramenta importantíssima para fundamentar diagnósticos e tratamentos na área da saúde. Por outro lado, a morfogênese das células, tecidos e órgãos não estão programados no código genético, mas nos campos morfogenéticos ou campos de consciência, ditados por padrões repetitivos e em permanente interação com os organismos vivos. Esses campos, orientam as probabilidades levando a uma determinada direção ou resultado, muito além do acaso.

O escritor Michel Eyquem de Montaigne, autor do Ensaio sobre o Cheiro, publicado no século XVI afirmou:
Os profissionais da saúde poderiam (…) fazer um uso muito maior dos aromas, porque de minha parte tenho percebido as mudanças que eles me causam, atuando sobre o meu próprio ser (…) e isso me faz concordar com a teoria de que a introdução do incenso e dos perfumes nas igrejas (…) teve como objetivo tanto a elevação do ser como a estimulação e purificação dos sentidos, de maneira a deixar a todos em melhor estado de contemplação.
Em 1580 já era conhecido os efeitos dos aromas sobre os níveis cerebrais.

Paracelso, médico do século XVI, definiu a alquimia como a ação voluntária do homem em harmonia com a ação involuntária da natureza. A Alquimia assemelha-se ao processo de transformação da psique, o esforço da mente humana para se comunicar com a sua Divindade e assim fundir-se na unicidade do Ser Integral. Representa um processo tanto psicológico quanto físico, de transformação, aperfeiçoamento e unicidade.

Os óleos essenciais, assim como a água, tem capacidade de armazenar energia. Por isso todas as fases do processo de produção desde o plantio até o envase são fundamentais.

Regina S. Amarante Manzochi é cirurgiã-dentista especialista em prótese dental. Fundou a comissão de práticas integrativas e complementares do CRO-PR na qual se mantém membro atuante. Diretora técnica-criativa da MZ® Aromas e Alquimia, atua em consultório particular especializado em práticas integrativas e complementares desde 2000. Segue a tradição familiar com mais de 50 anos de história na Odontologia, vinda de seu pai Dr. Ivo de Aquino Amarante.

+ de 13 mil horas no atendimento clínico em consultório

Inspire Luz… Expire Amor…
Inspire Amor… Expire Luz…
Eu Sou Luz que venha a Luz
Eu Sou Luz que desça a Luz
Eu Sou Luz que seja Luz…..

Sacola