Você sabe qual a diferença entre inteligência espiritual, espiritualidade e religião?
Embora sejam conceitos que se relacionam entre si, apresentam significados distintos. Vamos conhecer um pouco mais sobre eles.
A religião, é uma expressão formal, institucional e exterior do sagrado, baseada em crenças. A religião estabelece um compromisso para com as doutrinas e práticas religiosas. Pode estar associada a um compromisso familiar e de tradição. É um meio hábil para se desenvolver a espiritualidade.
A Espiritualidade, é a forma como nos aproximamos e nos conectamos com o “desconhecido”, na procura de significado para a vida, como definimos e nos relacionamos com o sagrado. É uma expressão interna, pessoal e emocional do sagrado. Refere-se a sentimentos como a compaixão, a tolerância a capacidade de perdoar, a paciência a noção de harmonia. Confere vitalidade e acrescenta significado e propósito aos eventos diários. A espiritualidade portanto, é mais abrangente do que a religião.
A Inteligência Espiritual, por sua vez, é uma capacidade inata, que diz respeito a um conjunto de habilidades e competências, de recursos espirituais que o ser humano tem, como fonte criativa da realidade que o cerca.
O que nos sugere que uma pessoa com alta religiosidade não significa que tenha elevada Inteligência Espiritual. Da mesma forma, uma pessoa com alto quociente Espiritual não precisa necessariamente ser altamente religiosa. Ou seja, a religião não é uma característica definitiva da Inteligência Espiritual.
Como você se define, uma pessoa espiritualizada, religiosa ou com destacada inteligência espiritual?
Se você se interessa pelo tema, participe da MasterClass: Despertar do seu Gigante Interior, que acontecerá na próxima terça-feira, dia 18 de maio às 19h e 30min.
Clique aqui para se cadastrar:
Forte abraço,
Regina S A MZ
Founder MZ® Aromas e Alquimia